Notícias / Geral
Município terá duas estações meteorológicas
Publicado em 26/02/2025 às 10:42
Por Gabriele Leticia Ledur

Em breve, a previsão do tempo será muito mais precisa na Feliz. O município ganhou duas estações meteorológicas, e assim que elas estiverem em funcionamento, toda população poderá se beneficiar, especialmente os produtores rurais.
As estações serão viabilizadas pela parceria entre Prefeitura, Sicredi e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feliz. Enquanto que o Sicredi doou o equipamento, o Sindicato irá providenciar a base para a construção das duas estações. Uma será instalada no pátio do posto de saúde de Escadinhas, e a outra será no Centro, no pátio do CRAS. Ambas serão instaladas pela empresa Elysios, que é representante da estação meteorológica.
Bombeiros, Prefeitura Municipal, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Agricultura e todos associados do Sicredi poderão ter acesso às informações por meio de aplicativo. “Quantidades de chuva, direção dos ventos, a rajada mais forte, ponto de orvalho, umidade do solo, o índice de irradiação solar, a temperatura máxima e mínima, tudo poderá ser conferido pelo aplicativo”, vibra Ida Mara Palavro Klein, secretária municipal de Agricultura.
“Essas estações vão beneficiar muito nossos agricultores. Quando os produtores rurais perceberem que a pressão atmosférica está mudando, pode ser sinal de chuva. Quando tiver orvalho, é sinal de umidade, e que é melhor esperar para fazer uma aplicação ou adubo, por exemplo”, detalha, acrescentando que o produtor vai poder saber também quanto choveu, para avaliar se o solo está muito molhado. “São ferramentas importantes para ajudar os agricultores”, acredita a gestora.
Ida Mara diz que 15 dias depois da base estar pronta, será feita a instalação das estações. “A empresa Elysios também vai ministrar palestras para os produtores saberem interpretar os dados com mais precisão”, adianta a secretária.