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Mais de 50% dos protocolos e ouvidoria já são feitos de forma digital
Publicado em 22/01/2025 às 10:58
Por ASCOM
Completado mais de dois anos desde a implantação do sistema digital de abertura de protocolos e ouvidoria on-line, os resultados surpreendem a administração municipal. Atualmente, mais de 50% dos protocolos de pedidos diversos de serviços públicos já são feitos de forma digital.
De acordo com Patrícia Carine Britz Zimmer, Secretária-Geral de Gestão Pública, o resultado é muito positivo, pois mostra que a maior parte da população já está utilizando a plataforma on-line, não necessitando mais se deslocar até a prefeitura. ‘E estamos falando de um sistema que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e que tem total transparência, pois o usuário sabe qual o setor e servidor que está cuidando da sua demanda. Isso facilita para todos e gera economia para o poder público’, detalha.
Em 2024, 3.424 protocolos foram feitos de forma online, representando 56,96% dos pedidos. No mesmo período, 2.450 foram feitos de forma pessoal, o equivalente a 40.76%. O restante foi feito por e-mail, telefone e outras formas.
O sistema também permite saber quais os pedidos mais frequentes. No ano passado, 515 acessos foram para remissão do IPTU de 2024. Na sequência, em ordem decrescente, vem o parcelamento de débitos, solicitações diversas, recenseamento previdenciário (ativos), encaminhamento de Certidão de Antecedentes Criminais, credencial de estacionamento para idosos, atualização de cadastro imobiliário e outros.
Já na ouvidoria, o gráfico mostra que o maior número de pedidos via online foram de iluminação pública, manutenção de estradas, fiscalização, denúncias e meio ambiente. E nesse caso, quase todos os pedidos foram de forma on-line. Das solicitações, 91,23% foram por meio do site.
Patrícia lembra, ainda, que além dos protocolos online, desde 2024 também está em funcionamento um novo módulo para aprovação de projetos de engenharia, onde os técnicos não necessitam mais trazer para a prefeitura as pranchas de projetos para que sejam carimbadas e assinadas. O selo agora também é digital, e isso é bom para ambas as partes. ‘Eles não precisam mais imprimir todo projeto e nem trazer para nós fisicamente’, explica, acrescentando que mais de 70% dos projetos já chegam hoje ao setor técnico de forma digital.
A administração tem certeza de que a informatização dos serviços é um caminho sem volta, sendo hoje a forma mais procurada para se informar ou solicitar um serviço. Porém, a forma presencial seguirá sendo oferecida para todos os que preferem esta forma de atendimento.