Notícias / Agricultura
Reservatórios de água transformam realidade das pequenas propriedades rurais
Publicado em 20/01/2025 às 19:03
Por ASCOM
Os 18 reservatórios de 20 mil litros de água distribuídos em setembro de 2024 pelo Programa Municipal de Apoio à Agricultura de Feliz já vêm mostrando os primeiros resultados. Os agricultores beneficiados com os reservatórios já estão fazendo o aproveitamento da água da chuva e percebendo a importância de contar com água para suas lavouras mesmo durante a estiagem.
É o caso de Valmi Rambo e seu filho Vitor Boetcher, uma das 18 famílias que recebeu um reservatório a partir da consulta popular realizada em 2022. Segundo Valmi, ano passado eles perderam seis mil sementes de pepino porque a falta de água queimou as sementes.
Vitor diz que no verão eles nem podiam plantar, porque com a falta de água não havia produção. Por muitas vezes foram à Secretaria Municipal de Agricultura pedir ajuda para a falta de água na propriedade. “Agora posso pensar em ficar aqui trabalhando na roça”, comemora o filho, com esperanças de colheitas muito melhores com o aproveitamento da água da chuva. Ele diz que nunca tinham pensado nessa possibilidade, mas que ganhar o reservatório e receber as orientações de profissionais foi determinante para continuar trabalhando na roça.
A secretária da pasta, Ida Mara Palavro Klein, destaca que a Agricultura, junto com a Emater e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, avaliou quais produtores que atendiam aos critérios definidos pelo programa teriam mais necessidade de um reservatório. E assim foram beneficiadas duas propriedades na Picada Cará, seis no Bananal, nove em Escadinhas e uma no Vale do Hermes.
Ida Mara ressalta ainda a importância de auxiliar os agricultores a gerenciar melhor os recursos hídricos e garantir água para as plantações e animais da propriedade. “É muito gratificante conseguir levar soluções para os agricultores e perceber que, com essa ajuda, talvez os jovens continuem trabalhando na propriedade dos pais. São alternativas sustentáveis e viáveis, e sempre estaremos trabalhando com os produtores rurais para que eles possam se manter na agricultura”, garante a secretária.