Programa Nacional de Transparência Pública - Qualidade em Transparência Ouro 2023 - Sistema Tribunais de Contas

Notícias / Educação

Município recebe duas premiações de destaque em Educação

Publicado em 18/12/2024 às 11:09

Por ASCOM

Município recebe duas premiações de destaque em Educação
Município recebe duas premiações de destaque em Educação

Nos últimos dias, a Educação do município de Feliz esteve em destaque por dois motivos muito especiais. A primeira boa notícia veio ainda em novembro, quando foi divulgada a lista do Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS). Da 178º posição em 2023, o município saltou para o 36º lugar.

 

Já nesta quarta-feira, dia 18, uma equipe da Secretaria Municipal de Educação e o prefeito Júnior Freiberger estiveram em Porto Alegre para receber o Selo Ouro em alfabetização, coroando as ações estratégicas pedagógicas promovidas pelos gestores e educadores de Feliz.

 

Para a secretária da pasta, Josileni Hahn Tomazi, as duas premiações coroam o trabalho intenso e persistente de toda equipe da Educação. “O avanço na posição do IMERS conquistado pelo Município no ano de 2024 comprova que as diversas estratégias pedagógicas utilizadas para garantir a aprendizagem de todos estão gerando ótimos resultados. Estamos imensamente felizes pela grandiosa progressão que alcançamos, fruto do trabalho e dedicação de diferentes profissionais”, vibra, destacando a excelente colocação da educação felizense no ranking gaúcho.

 

Já em relação à conquista do Selo Ouro em alfabetização, Josileni ressalta que o projeto do município contempla o Compromisso Nacional com a Alfabetização. “O Selo Ouro mostra a busca constante da rede por ampliação das aprendizagens, procurando sempre garantir a aprendizagem significativa”, acredita a gestora.

O que é o IMERS

Município recebe duas premiações de destaque em Educação
Município recebe duas premiações de destaque em Educação

O Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS) é um indicador que compara a qualidade da educação entre os municípios do Estado. Ele é calculado a partir das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), que são aplicadas nas redes municipais de ensino.

 

O IMERS avalia o desempenho dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, considerando as habilidades em Português e Matemática e a taxa de aprovação. O índice é medido em uma escala de 0 a 100.

 

Em 2022 Feliz estava em 178º lugar entre os 497 municípios gaúchos, ficando com nota 63,79. No ano passado, por sua vez, o município saltou para a 36ª colocação, aumentando a nota para 77,38.

Além do resultado ser muito superior ao ano anterior, motivo de comemoração de toda a equipe, o IMERS também garante mais recursos do rateio do ICMS para quem tiver a nota maior, o que igualmente é uma notícia para se comemorar.

 

Para a nota, são considerados os seguintes índices:

  • Índice de Qualidade da Alfabetização
  • Índice de Qualidade dos Anos Iniciais
  • Índice de Qualidade dos Anos Finais
  • Índice de Aprovação

O que é o Selo Ouro em alfabetização

Município recebe duas premiações de destaque em Educação
Município recebe duas premiações de destaque em Educação

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e foca a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. O Compromisso estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios. 

 

Conforme Vani Zimmermann, articuladora municipal do CNCA e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da SMED, as metas do Compromisso são direcionar os esforços do MEC para alfabetizar na idade certa e recompor a alfabetização nos anos iniciais. ‘O programa foi lançado em junho de 2023, e a rede municipal de Feliz aderiu imediatamente, iniciando sua participação em 2024. Após o cadastro de todas as turmas do 1º ao 5º ano na plataforma, das três escolas de ensino fundamental - a EMEF Alfredo Spier, EMEF Cônego Alberto Schwade e EMEF Conselheiro João Braun - iniciou-se com a participação nas avaliações’, explica.

 

Ela acrescenta que as avaliações são de Língua Portuguesa, que compreende a produção escrita, fluência leitora e compreensão de texto, e de Matemática.

 

‘Os municípios que tiveram entre 65 e 84 pontos receberam Selo Prata, enquanto que entre 45 e 64 pontos premiou com Selo Bronze. Como nosso município alcançou 97 pontos do total de 100, garantimos um dos melhores resultados do Estado e recebemos o tão sonhado Selo Ouro’, comemora.

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.