Programa Nacional de Transparência Pública - Qualidade em Transparência Ouro 2023 - Sistema Tribunais de Contas

Notícias / Saúde

Município recebe dois prêmios de destaque devido à vacinação

Publicado em 10/12/2024 às 11:56

Por ASCOM

Município recebe dois prêmios de destaque devido à vacinação
Município recebe dois prêmios de destaque devido à vacinação

Em menos de um mês, a vacinação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Feliz foi premiada duas vezes, uma em âmbito federal e outra estadual.


A primeira premiação ocorreu em Brasília no dia 20 de novembro, quando o Município se destacou por meio do trabalho ‘Experiência exitosa em sala de vacina: uso de planilha digital para acompanhamento de calendário vacinal e busca ativa de crianças e adolescentes no município de Feliz’.

 

O trabalho foi elaborado pela enfermeira Natália Martini Sartori e obteve a segunda Menção Honrosa do prêmio Conasems e OPAS/OMS, representando a Região Sul na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS.


Conforme explica Natália, foram cerca de 320 experiências das diferentes regiões do país, das quais em torno de 50 foram premiadas. Representando o município na capital, a enfermeira também participou de seminários sobre imunização e teve a oportunidade de conhecer diferentes realidades do país.

 

Enfermeira da vigilância Epidemiológica de Feliz - que compreende também a imunização - Natália ressalta que a experiência é fruto do trabalho realizado pela equipe em relação ao calendário vacinal. ‘Esse reconhecimento é muito importante para toda nossa equipe e mostra o empenho de todos no monitoramento do calendário vacinal para que consigamos a cobertura vacinal necessária e, assim, possamos manter erradicadas as doenças imunopreveníveis.

Selo Ouro em vacinação

Município recebe dois prêmios de destaque devido à vacinação
Município recebe dois prêmios de destaque devido à vacinação

A segunda premiação ocorreu na quinta-feira, dia 5 de dezembro, no auditório do Ministério Público do RS, em Porto Alegre.

 

O certificado de destaque considerou a aplicação das vacinas Pentavalente, Tríplice Viral e HPV nos municípios. Cada vacina representou uma categoria - baby, dente de leite e teens, respectivamente - com uma meta a ser atingida na cobertura vacinal em 2023.

 

Os selos foram divididos conforme o número de categorias com o índice obtido: Ouro (três categorias atingidas), Prata (duas) e Bronze (uma).

 

‘Recebemos a Certificação com o Selo Ouro Município Amigo da Vacina, ou seja, alcançamos a meta de vacinação nos três tipos de vacinas’, explica Natália, acrescentando que 139 municípios do Estado foram contemplados com o Ouro.

 

‘Para nós, equipe de imunizações, este Certificado representa a valorização do nosso trabalho diário na sala de vacinas, e isso nos deixa muito felizes. Da mesma forma, é importante citar que esse trabalho conta com muitas mãos. Temos a importante ajuda das agentes comunitárias de saúde, que são fundamentais no acompanhamento das crianças e adolescentes no território felizense, além de todas as equipes da Atenção Básica. Temos também o total apoio e confiança da Secretária Municipal de Saúde Caroline em nossas ações’, enaltece, feliz com o reconhecimento também no Estado.

 

Para ela, da mesma forma que a premiação no ImunizaSUS (em âmbito federal), a Certificação do Município Amigo da Vacina (estadual) mostra que estão no caminho certo e reforça a importância da vacinação para a proteção individual e coletiva.

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.