Notícias / Educação
Brincalê se reinventa na contação de histórias
Publicado em 15/11/2024 às 11:48
Por ASCOM
O Brincalê está de volta e, neste ano, em formato diferente. Como o Parque Municipal ainda não está totalmente recuperado após as enchentes de maio, a quarta edição do Brincalê está sendo realizada nas escolas.
Desde o dia 25 de outubro, “O encanto das histórias nas escolas” leva a magia da contação de histórias infantis e dos clubes de leitura para a sala de aula, a fim de incentivar a leitura, a imaginação e a criatividade.
Conforme explica a secretária municipal de Educação e Desporto, Josileni Hahn Tomazi, ao invés de três dias intensos de brincadeiras e leitura no Parque, neste ano estão sendo oferecidas 24 sessões de contação de histórias nas próprias escolas. O Brincalê, desde sua origem, sempre objetivou enriquecer o repertório infantil com literatura, brincadeira e arte. E isso está sendo garantido neste novo formato também.
“Temos a peça João e o Pé de Feijão para as crianças do Jardim A e Jardim B, O Pequeno Polegar para as turminhas de 1º e 2º anos, e A Pequena Sereia para os maiores, do 3º e 4º ano”, explica, feliz com a interação e interesse que a atividade lúdica vem despertando crianças e estudantes.
Diretor e ator da Dell’Arte Produções, André Assmann é o responsável pelas três produções teatrais deste Brincalê. “Já coordenei a parte teatral nas outras três edições do Brincalê no Parque, e neste ano estamos apresentando as esquetes nas escolas, o que é um novo desafio”, ressalta.
Para ele, a receptividade e interação estão muito acima da expectativa. “Os alunos estão interagindo muito, e isso é motivador e também instigante. Cada contação de histórias encenada traz elementos novos, e estamos sempre atentos para inserir esses elementos nas apresentações seguintes, o que é muito interessante. Como cada turma e escola tem uma realidade diferente, um perfil único, aproveitamos as observações e ideias para construirmos juntos as histórias seguintes, para que desperte o interesse deles na peça e também na leitura”, comenta André.
O Brincalê segue promovendo a brincadeira e incentivando a leitura durante todo o mês de novembro!