Publicado em 17/10/2024 às 11:36

O dia 17 de outubro de 2024 ficará marcado na história da educação de Feliz. A partir de hoje, está inaugurado o Mentes Brilhantes, um Centro de Atendimento Educacional completo e que busca oferecer a crianças e estudantes mais oportunidades de aprendizagem e de transformação.

Com três salas para atendimento, uma sala de reuniões e um hall para recepção dos pais ou responsáveis, o novo espaço educacional conta com espaços equipados com mobília adequada, jogos e materiais necessários para o atendimento das crianças e estudantes.

O valor investido na reforma foi de R$ R$ 486.279,00 (ementa parlamentar do deputado Danrlei de Deus) e mais R$ 35 mil em mobília e equipamentos, este custeado pelo Município.
Inicialmente, dois psicólogos e uma psicopedagoga estarão conduzindo os trabalhos no Mentes Brilhantes, mas a ideia é ampliar para mais profissionais.

Em clima de emoção, a cerimônia de entrega oficial do novo espaço à comunidade contou com a presença do prefeito, Junior Freiberger, do Secretário Estadual do Esporte e Lazer e Deputado Federal Licenciado, Danrlei de Deus, demais autoridades locais e membros da comunidade.

Um espaço de transformação

O novo espaço é destinado a estudantes que necessitam evoluir em suas aprendizagens escolares. ‘Na verdade, buscamos transformar as dificuldades em habilidades. O Mentes Brilhantes será um espaço de acolhimento, atendimento especializado e promoção de estratégias em busca do pleno desenvolvimento das crianças e estudantes’, comemora Josileni Hahn Tomazi, secretária Municipal de Educação e Desporto.

Ela explica o significado do nome do projeto. ‘Acreditamos que todas as crianças e estudantes possuem uma mente brilhante, cada uma com suas características e necessidades individuais. E essa é a grande intenção do nosso novo espaço. Apoiar cada criança e estudante na sua transformação pessoal, compreendendo suas fases, tempos e necessidades, para vê-los voarem longe’, detalha.

Josileni acrescenta que a logomarca do Centro - uma borboleta vinculada a um cérebro - simboliza que todos temos a capacidade de aprender e de nos transformar. ‘E enquanto Município, temos a responsabilidade de apoiar e nos fazermos presentes no processo de ‘metamorfose’ das nossas crianças e adolescentes. O Mentes Brilhantes é um espaço que deseja potencializar os voos de quem por ele passar. É um grande sonho realizado e um imenso orgulho para mim!’, enaltece.

Uma necessidade

Inaugurado o novo Centro de Atendimento Educacional

O município possui 13 instituições de educação básica que atendem crianças e estudantes da educação infantil e do ensino fundamental. São mais de 2500 matrículas, considerando uma população de 13.764 habitantes.

As dificuldades de aprendizagem evidenciadas em estudo coordenado pela Educação, apontam para a necessidade constante de acompanhamento da aprendizagem das crianças e estudantes e para a necessidade de (re)pensar práticas e organizações pedagógicas, buscando soluções que apoiem a criança/estudante ao longo da vida escolar.

No período pós-pandemia, constatou-se um baixo aproveitamento de um percentual considerável de alunos: 22% nos anos iniciais e 48,5% nos anos finais. Em 2023, foram oferecidos 135 atendimentos mensais na área da psicopedagogia e 154 atendimentos na área da psicologia, totalizando em média 36 crianças atendidas semanalmente, sem contar com um espaço adequado.

Além disso, em 2022, num total de 608 matrículas foram identificadas 14 crianças com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento e 21 crianças que demonstraram atenção para aspectos importantes do desenvolvimento, totalizando 35 crianças, ou seja, 5% das crianças matriculadas na Educação Infantil.

Já no Ensino Fundamental, entre 516 crianças e estudantes matriculados, foram identificados 12 educandos com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento e 30 estudantes que demonstraram dificuldades relacionadas à aprendizagem, representando 8% do total de alunos matriculados.

Em 2023, de 1.259 estudantes matriculados nas oito instituições de ensino municipais, 75 crianças da Educação Infantil e 59 alunos no Ensino Fundamental foram diagnosticados com alguma necessidade educativa especial.

Com isso, a Pasta passou a buscar estratégias para que todas as crianças e estudantes tivessem a oportunidade de ampliar suas aprendizagens através da minimização das dificuldades de aprendizagem.

E o CAE Mentes Brilhantes visa justamente atender a essas demandas e também à legislação vigente do Ministério da Educação. O espaço vai oportunizar iniciativas para complementar a formação da criança por meio da disponibilização de serviços, recursos e estratégias de acessibilidade e desenvolvimento das aprendizagens.