Prêmio Band Cidades Excelentes: Feliz é campeã no Estado e está entre as melhores gestões do país no pilar ‘Governança, eficiência fiscal e transparência’

Publicado em 03/07/2024 às 18:11

Mais uma vez, Feliz foi reconhecida e ficou entre os três melhores municípios do país com menos de 30 mil habitantes no pilar “Governança, eficiência e transparência” do Prêmio Band Cidades Excelentes. Nesta edição de 2024, a premiação avaliou o ciclo completo das gestões municipais nos últimos quatro anos. O anúncio dos vencedores da etapa nacional ocorreu na última segunda-feira, 1º de maio, em Brasília.

Feliz disputou o prêmio nacional no pilar “Governança, eficiência fiscal e transparência” com os municípios de Carrancas (MG) e Rinópolis (SP). A cidade paulista foi a primeira colocada.

Para estar na grande final nacional, o município de Feliz já havia conquistado o 1º lugar na etapa estadual do prêmio no mesmo pilar. Já no índice geral do prêmio, Feliz foi o 3º melhor município do Estado. Entretanto, o evento de premiação não foi realizado este ano no Rio Grande do Sul em virtude das dificuldades que muitos municípios gaúchos estão enfrentando após as enchentes ocorridas em maio.

Entre os 16 indicadores avaliados no pilar estão, por exemplo, o percentual de endividamento líquido, autonomia fiscal, capacidade de investimento, índice de transparência e capacidade de pagamento, nos quais Feliz obteve em todos uma evolução muito satisfatória ao longo dos últimos quatro anos.

Sobre a premiação

A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.

O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.

Esta quarta edição chegou com mais desafios. Pela primeira vez, o estudo foi fundamentado nos quatro anos de gestão. Em constante evolução, o IGMA também passou a contar com 72 indicadores de fontes públicas proporcionando uma visão ampliada e detalhada do chamado Ciclo Virtuoso de Desenvolvimento Humano, que inclui seis pilares estruturais: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Todas as informações são públicas e atualizadas de acordo com o órgão responsável, sendo disponibilizadas no site https://igma.aquila.com.br/.