Programa de Inseminação Artificial impulsiona pecuária leiteira de Feliz

Publicado em 03/07/2024 às 15:17

Programa de Inseminação Artificial impulsiona pecuária leiteira de Feliz

Com o objetivo de fortalecer a pecuária leiteira no município de Feliz, o Programa de Inseminação Artificial, realizado por meio da Lei de Incentivo à Pecuária Leiteira, tem mostrado resultados promissores. Nos anos de 2021 e 2022, foram realizadas 165 inseminações artificiais. Atualmente, sete produtores estão cadastrados e participam ativamente do programa.

Para aderir ao programa, os produtores devem cumprir alguns critérios específicos. É necessário possuir inscrição estadual de produtor rural ativa no município de Feliz, ser um produtor de gado leiteiro com fins comerciais e estar em dia com as obrigações fiscais municipais. Anualmente, um edital é publicado para abertura de novas inscrições. O programa não impõe limitações quanto ao tamanho da propriedade ou ao número de cabeças de gado, mas restringe-se às raças Jersey ou Holandesa.

O financiamento do programa funciona através de um sistema de ressarcimento. Os produtores pagam inicialmente pela inseminação e, posteriormente, apresentam os recibos à administração municipal para reembolso de R$ 35,00 por inseminação realizada. Caso o custo da inseminação ultrapasse o valor reembolsado, o produtor é responsável por arcar com a diferença. Além disso, é solicitado que os produtores aumentem em 1% o valor das notas fiscais emitidas no ano seguinte ao benefício, como uma forma de contrapartida.

O principal objetivo do programa é incentivar os produtores a continuarem na atividade leiteira, reduzindo os custos com inseminação e promovendo o melhoramento genético do rebanho. A expectativa é que, com a melhoria genética, a produtividade das propriedades rurais aumente, contribuindo para o fortalecimento da pecuária leiteira em Feliz.

Segundo a secretária de Agricultura de Feliz, Ida Mara Palavro Klein, o programa é uma iniciativa essencial para a sustentabilidade do setor. "O Programa de Inseminação Artificial não apenas reduz os custos para os nossos produtores, mas também melhora a qualidade do rebanho, aumentando a produtividade e competitividade da nossa pecuária leiteira," afirma Ida Mara.

O Programa de Inseminação Artificial representa uma tentativa crucial de revitalizar a pecuária leiteira em Feliz, oferecendo suporte financeiro e incentivando o melhoramento genético.