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Obras de recuperação estrutural obrigam o fechamento da Ponte de Ferro de Feliz por 90 dias

Publicado em 30/06/2024 às 17:57

Por ASCOM - Gabriele Leticia Ledur

Obras de recuperação estrutural obrigam o fechamento da Ponte de Ferro de Feliz por 90 dias
Obras de recuperação estrutural obrigam o fechamento da Ponte de Ferro de Feliz por 90 dias

A Prefeitura de Feliz comunica o fechamento da Ponte de Ferro, a partir de 15 de julho de 2024, por um período de 90 dias. A decisão foi tomada devido às condições estruturais críticas do pilar sul da ponte, exacerbadas pela cheia histórica do rio Caí em 2 de maio de 2024, quando o nível da água atingiu 14,01 metros, chegando a alcançar a base Norte da ponte.

 

A obra de recuperação, que será realizada pela empresa DW Engenharia Ltda, conta com um investimento de R$ 1,5 milhão, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal licenciado Danrlei de Deus Hinterholz, atualmente secretário estadual do Esporte e Lazer.

Causas e Danos

Diversos fatores contribuíram para o agravamento das patologias no pilar Sul da ponte:

 

  1. Pressão hidráulica: Durante as enchentes, a coluna d’água cobre totalmente a base do pilar, gerando uma pressão significativa.
  2. Inoperância dos roletes: A vegetação incrustada impede a operação dos roletes, aumentando as tensões na estrutura.
  3. Ação da vegetação: Raízes infiltradas nas fissuras da alvenaria de pedra expandiram-se, ampliando as rachaduras.
  4. Frenagem dos veículos: Sem os roletes operantes, a frenagem dos veículos alterou os esforços previstos originalmente na ponte.
  5. Sobrecarga: O peso excessivo sobre a ponte contribuiu para os danos.
  6. Ruptura do enrocamento lateral: A estabilidade foi comprometida pela movimentação da terra junto às laterais da coluna.Além das rachaduras, outras patologias incluem a falta de rebites, ferrugem e corrosão em quase toda extensão da ponte.

Medidas e Recuperação Estrutural

As obras de recuperação estrutural incluirão:

  1. Correção das rachaduras do pilar Sul, com preenchimento, colocação de chumbadores, instalação de cintas metálicas e construção de vigas;
  2. Troca das chapas da pista de veículos por chapas antiderrapantes;
  3. Macaqueamento hidráulico para elevação da estrutura e substituição dos roletes por neoprene estrutural;
  4. Hidrojateamento de toda a estrutura metálica;
  5. Substituição de peças metálicas corroídas;
  6. Correção das fundações dos pilares com encapsulamento e execução de gabiões.
  7. Elevação do guarda-corpo e proteção dos passeios;
  8. Pintura de toda a estrutura metálica e instalação de iluminação cênica.

Contingência e Mobilidade

Para minimizar os impactos do fechamento da Ponte de Ferro, a Prefeitura de Feliz implementará um plano de contingência abrangente, garantindo a continuidade dos serviços essenciais e a mobilidade da população.

 

Segurança e Patrulhamento

  • Brigada Militar: Uma viatura fixa estará no lado do bairro Matiel para garantir a segurança e o patrulhamento. A força tática estará em alerta para qualquer eventualidade.

 

Serviços de Emergência

  • Bombeiros: Um caminhão de combate a incêndio e uma viatura de resgate estarão estacionados estrategicamente, equipados para responder rapidamente a emergências de incêndio e acidentes de trânsito.

 

  • SAMU: Duas equipes de emergência estarão disponíveis, uma em cada lado da ponte, para atender casos clínicos e emergências médicas. A base estará localizada no Posto de Saúde de Escadinhas, e o Estado está ciente da regulação necessária.

 

Serviços Públicos

  • Táxi: Espaços demarcados em ambos os lados da ponte para facilitar o embarque e desembarque de passageiros.
  • CORSAN: Veículo posicionado no lado sul da ponte para atendimento eficiente das demandas de saneamento.
  • RGE: Equipes já estruturadas para atender o lado sul desde a enchente, devido ao porte dos veículos.

 

Educação

  • Transporte Escolar: Ajustes no transporte escolar com a contratação de dois ônibus adicionais para garantir que as crianças e os servidores do Centro e do Matiel tenham transporte adequado durante o período das obras.

 

Infraestrutura

  • Divisão de Maquinário: Equipamentos já organizados para atender todo o município, garantindo a manutenção constante das rotas alternativas e demais necessidades de infraestrutura.

 

Mobilidade e Trânsito

  • A passagem de pedestres na Ponte de Ferro estará liberada durante o período da obra
  • Rotas Alternativas: As rotas alternativas passam pela região do Bananal/Vale Real (quando a ponte de madeira não estiver submersa), ou então pelas ruas Conselheiro João Braun ou estrada Bela Vista (estrada da Cruz). Esta última, que foi levada pela enchente, será reaberta para facilitar o fluxo da região.
  • Manutenção das Rotas Alternativas: Haverá uma organização contínua para a manutenção das rotas alternativas, com a utilização de restos de asfalto ou material fresado. Um caminhão-pipa será contratado para minimizar a poeira nas rotas.
  • Sinalização: Placas de sinalização serão instaladas para orientar os motoristas.
  • Estacionamento: Estacionamento oblíquo para veículos leves será criado na estrada Júlio de Castilhos, do bairro Matiel, desde a rua Guilherme Fussiger até o entroncamento com a rua Campo Bom. Estacionamento para veículos leves também na rua Campo Bom e para ônibus e vans nas ruas Flores da Cunha e Roque Gonzales do bairro Matiel.

 

Construção de Pontes Pênseis

  • Pontes Pênseis: Duas pontes pênseis serão construídas sobre o rio Caí, uma na Picada Cará e outra no Bananal, para a travessia de pedestres durante o período das obras.

 

Agricultura

  • Travessia para Veículos Agrícolas: Com a baixa do rio até um nível seguro, será criada uma travessia entre os bairros Picada Cará e Arroio Feliz para permitir a passagem de veículos agrícolas do Círculo de Máquinas.

 

Cartório Eleitoral

  • Medidas Adicionais: Serão implementadas medidas para garantir que o pleito eleitoral não seja prejudicado durante o período de obras.

 

De acordo com o prefeito Junior Freiberger, com base nas manifestações de profissionais técnicos, a complexidade de uma obra dessas é grande, mas mais do que necessária. "Nestas condições, a Ponte de Ferro não vai resistir até que a nova ponte esteja pronta, tampouco terá condições de enfrentar as próximas cheias", declara o gestor. "Precisamos ter ciência da gravidade pela qual nossa Ponte de Ferro se encontra atualmente. Não é uma notícia que algum dia nós esperávamos ter que dar a você. Mas o poder público não vai deixar de assumir sua responsabilidade com a segurança das nossas pessoas e com a preservação do maior patrimônio histórico de Feliz", completa.

 

A Prefeitura de Feliz reitera seu compromisso com a segurança e a mobilidade dos cidadãos durante o período de obras e agradece a compreensão de todos. Para mais informações, consulte os canais oficiais da Prefeitura.

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