Programa Nacional de Transparência Pública - Qualidade em Transparência Ouro 2023 - Sistema Tribunais de Contas

Notícias / Educação

Cooperativismo e empreendedorismo para a vida

Publicado em 24/06/2024 às 11:37

Por ASCOM

Cooperativismo e empreendedorismo para a vida
Cooperativismo e empreendedorismo para a vida

Das 32 Cooperativas Escolares em atividade neste ano em toda a área de atuação da Sicredi Pioneira, duas são de Feliz. Fundadas em 2012 e 2013, a Cooperas e a Coefac, respectivamente, seguem em atividade em duas escolas desde o início do programa no município, formando dezenas de alunos também em cooperativismo.


Com o total apoio da administração municipal e da Secretaria Municipal de Educação, as Cooperativas Escolares são organizadas pelos próprios alunos associados, mas com a supervisão e tutela de um professor orientador e a assessoria da Sicredi, com profissionais como Synara Kehl, atual assessora das cooperativas.


O programa tem como objetivo promover a educação cooperativa e o empreendedorismo entre os estudantes. Dentre outras atividades, eles aprendem sobre gestão, finanças, liderança e aspectos do cooperativismo. Também desenvolvem habilidades como organização, tomada de decisões, negociação e trabalho em equipe.


Valores como solidariedade, responsabilidade e respeito mútuo igualmente fazem parte dessa experiência, que prepara os estudantes para a vida em sociedade e para o mundo do trabalho. Ainda, os estudantes são motivados a produzir algum produto para comercializar, o que causa um impacto positivo nas comunidades locais.


Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da SMED, Vani Zimmermann, os encontros das Cooperativas Escolares que ocorrem no contraturno escolar são uma ótima oportunidade para promover uma mudança na concepção social dos estudantes. “Elas desenvolvem um olhar sensível para a realidade da comunidade, em que a cooperação é mais importante do que a competição. E nesse processo, deixam de ser aprendizes passivos e tornam-se protagonistas”, acredita.

Duas cooperativas ativas representam o município

Cooperativismo e empreendedorismo para a vida
Cooperativismo e empreendedorismo para a vida

- Cooperativa Escolar da EMEF Alfredo Spier - Cooperas


Fundada em 31 de maio de 2012 por estudantes do 6º ao 9º ano da EMEF Alfredo Spier, a Cooperas conta hoje com 12 integrantes e tem a professora Ana Paula Pires dos Reis Bender como orientadora.

 

Com o objetivo principal de unir os educandos a fim de ampliar as suas oportunidades de aprendizado, o grupo vivencia experiências de valores e princípios cooperativistas. Ao escolher uma atividade ou objeto de aprendizagem, o lucro não é o objetivo principal, mas sim promover uma mudança social.

 

Dentre as principais atividades já desenvolvidas, destacam-se o laboratório de aprendizagem sobre educação financeira e empreendedorismo; ações cooperativas visando melhorar o ambiente escolar; programa da rádio escolar - Cooperas; elaboração de teatros educativos, fomentando o protagonismo juvenil; participação cooperativa nos eventos que envolvem a comunidade escolar; e oficina de cupcakes.

 

Neste ano, a Cooperas também já teve reunião com o conselho administrativo, edição de vídeos divulgando as habilidades desenvolvidas na cooperativa, dinâmicas para reforçar a importância de reconhecer as qualidades do outro, passeio de integração e valorização dos associados, encontro de aprendizagem sobre gestão financeira, revisão de conceitos e práticas dentro da cooperativa com a assessora Synara, uso de tecnologia para criação de cartazes para campanha solidária. Por fim, também esteve à frente da campanha de arrecadação de materiais escolares e livros para escolas estaduais atingidas pela enchente.

 

Ainda, em eventos escolares internos, também desenvolvem a produção de cupcakes, já que há interesse do grupo em desenvolver habilidades por meio de oficina culinária.

 

Já o objeto de aprendizagem é um sabonete líquido. Os associados realizaram uma expedição pelo ambiente escolar e comprovaram que a falta de sabonete nos banheiros prejudica o processo de higienização e prevenção de doenças na escola.

 

“A cooperativa escolar é um espaço de engrandecimento dos jovens. Dentro deste contexto, os associados vivem os princípios cooperativistas, aprendendo na prática sobre a importância da cidadania e cooperação. Por meio da nova metodologia com o jogo Cooperlândia, nossos jovens aprendem brincando e são provocados a reconhecerem suas potencialidades. O diálogo e o respeito mútuo são importantes alicerces para o sucesso da Cooperas”, enaltece a professora Ana Paula.

 

 

 

 

- Cooperativa Escolar da EMEF Cônego Alberto Schwade - Cooefac

 

A segunda Cooperativa Escolar do município foi criada em 2013 com o intuito principal de unir os alunos, a fim de ampliar as oportunidades de aprendizado, vivências, experiências de valores e princípios cooperativistas. Atualmente conta dez com associados, tendo a professora Paula Andressa Martins de Moura Donato como mediadora.

 

Para ela, “mais importante que criar uma cooperativa escolar, é mantê-la viva e atuante junta à comunidade escolar, despertando nos estudantes os verdadeiros ideais cooperativistas.”

 

A professora explica que o grupo realiza encontros semanais para estudar, planejar as ações e avaliar aquilo que colocam em prática. “O programa é organizado em fases, e cada uma delas possui uma finalidade”, detalha.

 

Conforme os integrantes da Cooefac, o jogo desafia a criar, planejar e resolver situações para aprender como funciona uma cooperativa e como propor soluções para problemas reais. Para eles, o lucro nunca é o objetivo final.

 

Em 2023, a COOEFAC começou o ano buscando a associação de novos estudantes, de 7º a 9º ano. Fizeram eleições o Conselho Administrativo e Conselho Fiscal e também aprovação do Plano de Gestão da Cooperativa. Além disso, ajudaram na organização do 1º Dia da Família da escola.

 

Dentre outras atividades de 2024, na semana passada receberam a visita da professora Synara, que promoveu dinâmicas de cooperativismo com os associados, e de um professor que ensinou sobre a plantação da camomila. Esse elemento é utilizado no produto desenvolvido neste ano: um sabonete líquido.

 

O processo de escolha do objeto de aprendizagem surgiu da reposição de sabonete líquido nos banheiros da escola. Realizaram muitas pesquisas, às quais agregaram conhecimento, oportunidade de pensar, conhecer e modificar o espaço da comunidade escolar. E assim, o produto escolhido foi o sabonete líquido biodegradável e 100% vegetal.

 

Além de aprender como é a produção, estão conhecendo todo o processo que envolve a organização financeira em torno da comercialização desse produto. O frasco de 100 ml do sabonete está sendo vendido por R$ 6,00 e em breve estará à venda com os associados da Coefac.

Solidariedade na prática

Cooperativismo e empreendedorismo para a vida
Cooperativismo e empreendedorismo para a vida

Uma ação conjunta entre cooperativas resultou na doação de 150 kits escolares para os atingidos pelas enchentes. A Cooper Jetibá, uma cooperativa do Espírito Santo, escolheu a Cooperas e a Escola 12 de Maio, de Bom Princípio, para distribuir esses kits.

 

Esse momento tão importante para a Cooperas será marcado por uma cerimônia de entrega, que está agendado para as 13h de segunda-feira, dia 24.

 

De acordo com a Cooperas, esses kits serão encaminhados para as escolas Saturnina Ruschel e Marquês do Herval, que foram as mais atingidas no município, além dos alunos da escola Alfredo Spier que também sofreram perdas com as cheias.

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.