Primeira Infância Melhor (PIM) transforma vidas na Feliz

Publicado em 22/01/2024 às 16:53

Primeira Infância Melhor (PIM) transforma vidas em Feliz

O município de Feliz tem se destacado na implementação e sucesso do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), uma política pública pioneira no Brasil que promove o desenvolvimento integral na primeira infância.

Desenvolvido em 2003, o PIM tornou-se Lei Estadual no ano de 2006, sendo um dos projetos prioritários da Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul e integrando programas estratégicos do Governo do Estado. Além disso, é reconhecido como uma das tecnologias sociais mais consistentes para o cuidado com as infâncias na América Latina.

O programa trabalha com referências multidisciplinares visando o desenvolvimento integral da infância, tendo como objetivo apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, a fim de promover o desenvolvimento integral das crianças desde a gestação. Fortalecer competências, vínculos, cuidado e o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano.

Com eixos de sustentação na Comunidade, na Família e na Intersetorialidade, o PIM atende prioritariamente famílias com gestantes e/ou crianças menores de 6 anos. Em 2021, o programa passou a integrar o Programa Estadual de Incentivos à Atenção Primária em Saúde (PIAPS), ampliando ainda mais seu alcance e impacto.

Na Feliz, o Grupo Técnico Municipal (GTM) é formado pela Fonoaudióloga Bianca Correia Ferronatto, pela Professora Nadia Dietz e pela Assistente Social Daiane Klein John.  Estas profissionais se dividem nas funções de coordenação, digitação de dados, capacitações, atualizações, monitoramento e supervisão do Programa. Junto a esta equipe trabalha a visitadora do PIM, Adriana Aparecida Souza da Silva. Além disso, o GTM se reúne semanalmente para reuniões e, junto com o visitador, elabora planos singulares de atendimento por família, com foco na atenção básica em saúde, educação e proteção social.

Os atendimentos do PIM no município ocorrem por meio de visitas domiciliares (VDs), com duração média de 45 minutos, e atividades coletivas. Em alguns casos, o atendimento pode ser realizado de forma híbrida, combinando visitas presenciais com visitas remotas. Os encontros são planejados semanalmente, levando em consideração as necessidades específicas de cada família, com a ludicidade sendo utilizada como uma importante ferramenta de intervenção.

Atualmente, são acompanhadas pelo programa 02 gestantes e 18 crianças, totalizando 20 famílias. ‘Trabalhamos com nossa capacidade máxima, isso porque cada visitador com carga horária de 40hs semanais pode atende até 20 famílias e no nosso município temos um visitador que atende a todo território’, como declara a Coordenadora do Programa e Fonoaudióloga Bianca Correia Ferronatto. O programa contribui para a efetivação do direito ao desenvolvimento humano de qualidade, impactando positivamente na redução da morbimortalidade materno-infantil, melhoria da prontidão escolar e na quebra dos ciclos de pobreza e violências.

‘O PIM é um equipamento da Atenção Básica do Município, promove a articulação entre as necessidades das famílias e a rede de serviços, ou seja, funciona como uma ‘ponte’ entre o domicílio e os serviços públicos municipais. O centro do nosso serviço é o AFETO e a Escuta Ativa. O visitador busca estreitar os vínculos familiares, fortalecer o cuidado, ensinar a importância de cuidar de si e cuidar do outro, realizar ações complementares de pré-natal e de vigilância do desenvolvimento infantil e é isso que faz esse programa ser tão reconhecido, consagrado e permanecer ativo ao longo de décadas’, esclarece Bianca.