Semana especial para línguas estrangeiras nas escolas de Feliz

Publicado em 18 de Abril de 2017 às 14:46

Por Diego Leonhardt

Atualmente vivemos num mundo globalizado, em que o aprendizado de culturas e línguas estrangeiras nos abre portas e possibilita o acesso à ciência, modernas tecnologias e produções culturais. Baseado nesse contexto, as escolas municipais de ensino fundamental de Feliz realizaram a I Semana das Línguas Estrangeiras, de 03 a 07 de abril, tendo como enfoque as línguas alemã e inglesa.

Neste período foi proporcionado às crianças e aos jovens o contato com as línguas através de diferentes atividades, tais como palestras realizadas por professores e jovens que participaram de intercâmbios ou que viveram no exterior, que enfatizaram as vantagens dos falantes das duas línguas. Além disso, realizaram o estudo das tradições e culturas evidenciadas nas danças, músicas e folclore, bem como os hábitos alimentares das duas culturas, em que os alunos provaram o pretzel, o cupcake e a cuca.

Este projeto foi realizado principalmente pelos professores das duas disciplinas, que transformaram as escolas em que atuam num universo bilíngue, pois além de promoverem atividades variadas em sala de aula, proporcionaram a integração com outras escolas e também com a comunidade.

“Entendemos a importância de valorizar o ensino dessas línguas e culturas nas escolas de nosso município, partindo dessa ideia, organizamos a Semana das Línguas Estrangeiras, onde os educandos puderam viver experiências e entender sua importância”, destacou a Secretária de Educação e Cultura de Feliz, Marcia Fetzer.

Esse projeto será levado até a Alemanha, quando o ex-prefeito e Presidente da Comissão Especial de Irmandade Feliz-Nohfelden, Cesar Assmann, o apresentará para o Prefeito da cidade co-irmã. A viagem está marcada para o mês de maio e deverá marcar o início dos intercâmbios entre os municípios.

Rua Pinheiro Machado, 55 - Cep 95770-000 - Tel. (51) 3637 4200