Colheita da Goiaba deve totalizar mais de um milhão de quilos na Feliz

Existem, no município, 70 hectares plantados, a maioria com a variedade Paluma, segundo dados da Emater e Secretaria da Agricultura.


Publicado em 11 de Abril de 2017 às 06:43

Por Diego Leonhardt

A colheita da goiaba está em fase final na cidade de Feliz. A fruta é aposta de 35 famílias envolvidas na plantação. São colhidos todos os anos, aproximadamente, 17 mil quilos por hectare, o que totaliza um milhão 190 mil quilos por ano. Existem, no município, 70 hectares plantados, a maioria com a variedade Paluma, segundo dados da Emater e Secretaria da Agricultura.

Os registros dão conta que a primeira muda de Goiaba da variedade Paluma chegou à Feliz por volta do ano de 1998, vinda de São Paulo, depois de estudos feitos pela Secretaria da Agricultura e Emater, da época. Atualmente, safra está na fase final e o valor em média está R$1,80 sendo a maioria vendida para a indústria e o restante indo para comércio e CEASA.

“Existem muitas famílias que trabalham na produção dessa fruta e que representa uma boa parte do sustento dessas pessoas e contribui muito para que a agricultura seja a principal economia do município. Ao longo dos anos temos aperfeiçoado o cultivo graças à parceria com a Emater”, enfatizou o Secretário Gilberto Rauber.

A goiaba da qualidade Paluma é uma planta vigorosa, altamente produtiva, com ramos de crescimento lateral, fruto de tamanho grande, saborosa e casca lisa. A fruta é uma das mais utilizadas no mercado brasileiro, afinal ela está presente em uma variedade enorme de produtos, como geléias, compotas, sucos, sorvetes e doce e ainda pode ser consumida in natura.




Créditos

home

Rua Pinheiro Machado, 55 - Cep 95770-000 - Tel. (51) 3637 4200