Feliz é a 11ª cidade mais igualitária do Brasil

Feliz teve ótimos índices em quesitos como emprego, escolaridade e violência, de acordo com o Atlas da Exclusão Social no Brasil


Publicado em 15 de Abril de 2015 às 13:59

Por Diego Leonhardt

A cidade de Feliz aparece como a 11ª cidade mais igualitária do Brasil, em reportagem da Revista Exame da editora Abril. A publicação foi feita nesta terça-feira, na página exame.abril.com.br. A lista apresenta os 35 municípios brasileiros com os melhores índices em quesitos como emprego, escolaridade e violência, de acordo com o Atlas da Exclusão  Social no Brasil.

Para chegar a essa lista, os autores elaboraram um Índice de Exclusão Social (IES), com base em sete indicadores: pobreza, emprego, desigualdade, alfabetização, escolaridade, juventude e violência. Cada um desses itens recebeu um peso dentro do IES, Feliz teve os seguintes resultados:

Posição no ranking de menor desigualdade

11º

Índice de Exclusão

0,818

Índice de Emprego

0,764

Índice de Pobreza

0,982

Índice de Desigualdade

0,829

Índice de Alfabetização

0,994

Índice de Escolaridade

0,451

Índice de Juventude

0,721

Índice de Violência

1

O Prefeito Albano Kunrath destacou que a gestão do município, nos últimos anos, tem se voltado para a qualidade de vida da população. “Ficamos felizes pelo fato de o município ser novamente destaque nacional por um índice que nos enche de orgulho. Esse é mais um indicativo de que as ações tomadas nos últimos anos têm dado excelentes resultados”, ponderou.      

Segundo o levantamento, todas as 35 cidades com os menores índices de exclusão social ficam nos estados de Santa Catarina (com 13 municípios), Rio Grande do Sul (13 municípios) e São Paulo (9 municípios). O estudo foi organizado por Alexandre Guerra, Marcio Pochmann e Ronnie Aldrin Silva, e publicado pela Editora Cortez.

A reportagem completa pode ser conferida no link: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-35-cidades-mais-igualitarias-do-brasil/lista




Créditos

home

Rua Pinheiro Machado, 55 - Cep 95770-000 - Tel. (51) 3637 4200