Feliz tem o maior índice de desenvolvimento do Rio Grande do Sul

No Brasil, cidade ocupa a 5ª posição


Publicado em 4 de Dezembro de 2012 às 20:12

Por Maico Vogel/ASCOM

Feliz é o município com maior índice de desenvolvimento do Rio Grande do Sul, de acordo com o Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios (ISDM), lançado nesta terça-feira, 4 de dezembro, pelo Centro de Microeconomia Aplicada da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Feliz obteve o índice de 6,19, numa escala que varia de 0 a 10.

 

O estudo avalia cinco dimensões para atribuir a nota a cada município e estado, sendo elas: habitação, renda, trabalho, educação e saúde/segurança. O indicador foi calculado a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério da Saúde e da Educação.

 

Em habitação foram avaliados coleta de lixo, energia elétrica, água canalizada, esgoto, casa própria e número de pessoas por cômodo da casa. Em renda, foram consideradas extrema pobreza e pobreza; em trabalho, taxa de ocupação, formalização e trabalho infantil. Em saúde e segurança foi analisada a taxa de mortalidade infantil, os nascidos vivos com baixo peso, a taxa de mortalidade infantil por causas evitáveis, a gravidez precoce e a taxa de homicídio. Em educação, a pesquisa avaliou o ensino fundamental e o ensino básico.

 

O indicador foi calculado e divulgado para todos os 5.565 municípios existentes do país em 2010.




Créditos

home

Rua Pinheiro Machado, 55 - Cep 95770-000 - Tel. (51) 3637 4200